domingo, 29 de junho de 2014

Laerte - Às vezes, uma mulher resolve se conhecer melhor



"(...) A verdade é que aos 63 anos Laerte está a experimentar muita coisa. Quando tinha 20 anos, estava “num caminho de experimentalismo muito grande”. Fazia teatro, gravura, pintura. Quando começou a vida profissional, necessariamente teve de “afunilar esse leque de procedimentos”. Mas sentiu que afunilou muito. “Estou há 40 anos dentro desse funil, estou abrindo agora. Foi uma época muito grande da minha vida em que o ferro foi malhado até à exaustão. Peng peng peng! O profissionalismo exige isso e a gente acaba se submetendo, mas é chato, é ruim. E tenho vivido esse dilema, como me libertar sem perder também o que eu já consegui, conquistei e que de certa forma garante o meu aluguel, garante o pão de cada dia.”
No Brasil, em 2013, saiu o livro Storynhas, da cantora e compositora Rita Lee, baseado nas histórias da sua conta no Twitter. Editado pela Companhia das Letras, trazia ilustrações de Laerte. Mais recentemente, foi lançado Vizinhos, um álbum que faz parte do Projeto Mil, que convida artistas para escreverem histórias sem diálogos, publicada pela Editora Narval Comics. A história passa-se num pacato bairro de São Paulo e um morador e um arrumador de carros entram em conflito. A colecção é coordenada pelo seu filho, o também autor de BD Rafael Coutinho, que é co-autor com o escritor Daniel Galera do livro Cachalote (ed. Companhia das Letras). “Rafael tem um desenho bem original. Quando ele começou a desenhar, eu fiquei pensando, de alguma forma preocupada, ‘será que ele vai de alguma forma fazer um trabalho parecido?’ Isso me deixava um pouco preocupada. Mas não, é muito original o desenho dele, é incrível, é muito bom. Rafael desenha maravilhosamente”, diz com visível orgulho.
A determinada altura, a conversa é interrompida pela chegada do fotógrafo. Traz dois bancos para ajudar na sessão fotográfica no seu estúdio na Lx Factory. Um deles com ar bastante enferrujado… “Não tem um prego aí, não?”, pergunta Laerte. “É que eu já perdi várias meias… [risos].”"


Artigo de Isabel Coutinho publicado no Público a 29 de Junho de 2014, aqui na íntegra:
 http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/as-vezes-uma-mulher-resolve-se-conhecer-melhor-1660727

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Confronting racism face-to-face - BBC News


Mo Asumang, daughter of a black Ghanaian father and a white German mother, talks to BBC News about her experiences making her new documentary, The Aryans, in...

terça-feira, 10 de junho de 2014

O miúdo chega a casa todo contente e diz ao pai:
- Pai, tenho boas notícias!
- Ai sim? Ora conta lá.
- Lembras-te do computador que me prometeste se eu passasse de ano?
- Sim…
- Já não precisas de gastar dinheiro!