segunda-feira, 24 de março de 2008

JOÃO ABEL MANTA - A EPOPEIA DO DESENHO

Na Moda Foca nº 1 teremos um artigo bem ilustrado sobre João Abel Manta escrito por Osvaldo Macedo de Sousa. Se não conhece a vida e obra deste incontornável cartoonista, caricaturista, ilustrador e arquitecto aproveite esta excelente oportunidade.


«Eu sou um artista plástico, e nas artes plásticas deve-se saber fazer tudo, com ou seu humor, mas em cada traço há sempre uma intenção, como é o caso de Almada que mais do que pintor foi “cartoonista”, de Júlio Pomar que tem óptimos “cartoons”, de Menez, Sá Nogueira, António Quadros... ». Palavras do Mestre João Abel Manta, um dos génios do desenho do séc. XX que a 29 de Janeiro comemorou o seu octogésimo aniversário. Uma longa vida dedicada às artes, desde a arquitectura, passando pela ilustração, caricatura, cartoon até à pintura, e que nesta paginas vamos tentar dar uma resenha muito geral sobre a sua obra.

João Abel é filho da pintora Maria Clementina Carneiro de Moura e do pintor Abel Manta, tendo nascido em Lisboa a 29 de Janeiro de 1928, quando a ditadura e o Estado Novo lançavam o seu manto sobre o país. Se na rua as vozes tinham que calar, em casa João teve uma infância e adolescência felizes, rodeado pela arte e pela curiosidade do saber.
(...)

Sem comentários: