Miguel Saraiva
(Aluno do ensino superior que terminou o secundário com 19.5 valores de média e que não vai receber o prémio de 500 euros a que tem direito por decisão do Governo.)
A Índia apresentou o computador portátil mais barato do mundo, com o custo de 27 euros. Tem ecrã táctil e deverá estar disponível para instituições de ensino já no próximo ano.
foto AFP |
Portátil mais barato do mundo |
O ministro indiano do Desenvolvimento dos Recursos Humanos (Educação), Kapil Sibal, anunciou, esta semana, um computador portátil que foi desenvolvido para estudantes
Segundo a edição online do jornal “El Mundo”, Kapil Sibal revelou que já estão a decorrer negociações com fabricantes mundiais para o início da produção em massa destes aparelhos.
"Chegamos a um estágio de desenvolvimento em que, hoje, a placa-mãe (motherboard), processadores, etc. custam um total de 35 dólares (27 euros), incluindo a memória, o ecrã, tudo", frisou Kapil Sibal em conferência de imprensa.
Este novo equipamento de ecrã táctil vai permitir navegar na Internet e realizar videoconferências, tendo sido criado de forma flexível para permitir acrescentar componentes adicionais de hardware.
O sistema operativo de base é o Linux e os primeiros portáteis deverão começar a chegar a instituições de ensino a partir de 2011.
O ministro indiano disse ainda que este portátil foi desenvolvido pelos principais institutos tecnológicos do país e a meta, a longo prazo, é baixar ainda mais o preço para 20 dólares (15 euros) e depois para 10 dólares (oito euros).
A Índia gasta cerca de 3% do seu orçamento anual no sector da educação e melhorou a taxa de alfabetização atingindo 64% dos seus 1,2 mil milhões de habitantes. No entanto, alguns estudos têm demonstrado que muitos alunos mal conseguem ler ou escrever, e a maioria das escolas do governo têm instalações inadequadas.
A dislexia é um distúrbio que impede a aprendizagem das palavras. Os disléxicos têm dificuldades em associar o som à letra, como Rui Reininho, trocam letras, como Jorge Palma bêbado ou escrevem-nas na ordem inversa, como fazem os políticos quando chegam ao poder.
A maior parte das despesas com reformados, doentes e pessoas dependentes na Alemanha não foram incluídas nas contas oficiais, diz o jornal económico alemão "Handelsblatt".
A dívida real alemã pode situar-se nos cerca de 7 biliões de euros, 185% do PIB e não os 83% anunciados, superando em muito os 120% do PIB da dívida italiana.
Os intervalos intermináveis da RTP, SIC e TVI estão a revolucionar a vida sexual dos portugueses.
Para além de Bento XVI, são também envolvidos na queixa três cardeais que exerceram ou exercem funções de importante responsabilidade na Cúria: Tarcisio Bertone, Angelo Sodano e William Levada.
Os dirigentes da SNAP, aconselhados por advogados da ONG norte-americana "Centro de direitos constitucionais", apresentaram junto do TPI um "requerimento de declaração de competência jurisdicional", refere um comunicado da associação. Os responsáveis do Vaticano são acusados de "terem tolerado e tornado possível a camuflagem sistemática e amplamente disseminada das violações e crimes sexuais contra crianças em todo o mundo".
Para além do Papa, a SNAP associa na sua lista três cardeais que exerceram ou exercem funções de importante responsabilidade na Cúria: o secretário de Estado e número dois da Santa Sé, o italiano Tarcisio Bertone, o seu predecessor Angelo Sodano, também italiano, e o prefeito da congregação para a doutrina da fé, o norte-americano William Levada, que sucedeu no cargo a Jospeh Ratzinger quando este foi designado como Papa Bento XVI.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, escusou-se no imediato a emitir qualquer comentário sobre esta queixa, referiu a agência noticiosa francesa AFP.
Os dirigentes da SNAP, com sede nos Estados Unidos, revelaram ainda que a queixa é acompanhada de 10 mil páginas que documentam os casos de pedofilia.
Membros da associação provenientes da Alemanha, Estados Unidos, Holanda e Bélgica - quatro países atingidos por escândalos de pedofilia na Igreja - deslocaram-se a Haia para solicitar que sejam iniciados processos judiciais contra o Papa e três outros altos responsáveis da Igreja Católica "pela sua responsabilidade direta na qualidade de superiores hierárquicos".
As associações não podem formalmente apresentar uma queixa no TPI, mas antes uma "comunicação".
Desde a entrada em funções do TPI, em 2002, na cidade holandesa de Haia, o gabinete do procurador já recebeu mais de 8.000 iniciativas do género.
por DN.pt
Foi hoje apresentada no Tribunal Penal Internacional uma queixa contra o Papa e outros responsáveis da Igreja católica por "crimes contra a humanidade", anunciou uma associação de antigas vítimas de abusos sexuais
Vítimas de padres pedófilos apresentaram uma queixa no Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o Papa e outros três altos responsáveis da Igreja. Com a ajuda de advogados de uma ONG americana, o grupo acusa o Vaticano de "ter tolerado e tornado possível o encobrimento sistemático de violações e agressões sexuais contra crianças em todo o mundo".
A acusação contra altos oficiais é justificada pela sua alegada "responsabilidade directa enquanto superiores hierárquicos".
A queixa foi apresentada por membros de uma associação de antigas vítimas, a SNAP. Os elementos da SNAP que recorreram ao TPI são oriundos da Alemanha, Estados Unidos, Holanda e Bélgica, quatro países onde o Vaticano se viu envolvido em escândalos relacionados com abusos sexuais a menores.
Juntamente com a queixa, o grupo de vítimas apresentou um documento de dez mil páginas onde são relatados casos de pedofilia.
por Lusa
O bispo brasileiro Edir Macedo, líder da designada Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), foi indiciado hoje pelo Ministério Público Federal (MPF) por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, segundo informa a própria instituição.
O MPF informou, em comunicado, que Macedo é acusado, tal como outros três dirigentes da IURD, por diferentes crimes de corrupção executados contra os fiéis e o Fisco brasileiro entre 1999 e 2005.
Os outros três dirigentes são o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, e a directora financeira Alba Maria Silva da Costa.
A ilegalidade começa na maneira como o dinheiro era obtido que, no entender do MPF, configura estelionato contra os fiéis, "devido às falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e económico só seriam alcançados pelos que se sacrificassem economicamente pela Igreja".
Os quatro também são acusados de falsidade ideológica por terem utilizado o nome de outras empresas em contratos sociais do grupo da Igreja Universal, com a intenção de ocultar os bens adquiridos com dinheiro da instituição.
O grupo terá de responder ainda por lavagem de dinheiro, remetido ilegalmente do Brasil para os Estados Unidos entre 1999 e 2005 através de uma agência cambial de São Paulo.
É com enorme prazer que anunciamos que a 11ª Edição da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa irá decorrer entre 19 e 25 de Março de 2012.
Uma vez mais iremos ter Competição de Curtas de Animação, Competição de Estudantes e Competição de Curtíssimas. Nesta Edição, a Alemanha é o país convidado para além das Retrospectivas, Exposições, Workshops, Master Classes, Best Of, Monstrinha, Transversalidades entre muitas outras…
Convidamo-los a enviarem as vossas curtas de animação, curtas de estudantes e curtíssimas para a Competição Internacional de Filmes de Animação até 30 de Outubro de 2011.
Para mais informações, contactar, por favor, festival@monstrafestival.com
Mais novidades em breve…
Dear Friends!
We are proud to announce that the 11th Edition of MONSTRA – Animated Film Festival will take place between the 19th and the 25th of March 2012.
Once again we will have Short Film Competition, Students Competition, and Super Short Competition. Germany will be the invited country among other Retrospectives, Exhibitions, Workshops, Master Classes, Best Of, Monstrinha, Interdisciplinary Projects and much more.
We invite you to submit your Animated Short Films, Student Short Films and Super-Short Films to the International Animated Film Competition until the 30th October 2011.
Entry Forms and Regulations here.
For more information please contact festival@monstrafestival.com
More news soon…
O Ministério Público tem na sua posse documentos que provam que a família de José Sócrates, ex-primeiro-ministro, tem contas, alegadamente, em offshores há quase 30 anos. Os papéis já foram entregues há mais de um ano por Mário Machado, mas só agora vão começar a ser analisados pelos procuradores.
Como refere o Correio da Manhã, os documentos foram entregues ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa e estão agora sob a alçada do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).
A maior parte dos documentos trata-se de extractos bancários. E há também documentos sobre a compra e venda de acções, designações de empresas sediadas nas ilhas Caimão, Man e Gibraltar, certificados de participações, operações em Bolsa, ofícios a diversas entidades e operações de valores mobiliários, refere o CM.
Segundo o jornal, os documentos “são autênticos e mostram elevadas quantias que diversos familiares de José Sócrates transferiram para fora do País ao longo de quase três décadas”.