sábado, 5 de setembro de 2009

Paris Nord

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
É fixe esta foto,porque a escolheste?

Alvaro disse...

Escolhi esta foto porque a achei magnífica e o título é a cereja no topo. Mostra uma realidade underground que a sociedade à superfície insiste em ignorar. A imigração na Europa é crescente e continuará a sê-lo para desagrado de muitos que não se querem dar ao trabalho de se adaptar a um mundo em constante mudança e ainda julgam que o pequeno território onde nasceram e habitam é sua propriedade.

O trabalho do autor que acompanho há uns anos é marcado principalmente por um grande sentido de humanidade, grande sensibilidade em captar expressões e atitudes humanas e pontuado por momentos de fina ironia ou puro sarcasmo pelas vítimas fotografadas. O fotógrafo consegue para além disto tudo ainda manter sempre um inquestionável carinho e respeito pelos fotografados.

Voltando a esta foto. Aqui o gozo corrosivo concentra-se no título. O resto é uma foto dinâmica e algo irónica, que mostra um grupo de perigosos imigrantes num momento do seu dia-a-dia, pacatamente à espera do Metro.
Por outro lado, ou continuando pelo mesmo, a ironia continua neste retrato de Paris subterrâneo ao contrastar com a imagem turística da cidade luz.
Por momentos denotei por ali uma ponta de racismo mas passou rápido. Provavelmente é algo intensional pela parte do autor. Uma pequena armadilha. Vendo bem, olhando para a descontracção geral de toda aquela gente torna-se óbvio que o objectivo não é essa piada fácil. Não é com aquelas pessoas na foto com quem o autor está a gozar. É sim com os racistas.
Digo eu...

Já agora, Anónima. Para a próxima assina. Para além de tornar logo as coisas muito mais frontais, não fico com a ligeira impressão de que estou a ser testado.
:)

alexandra a. disse...

Concordo contigo. Ninguém escolhe onde nasce e a possibilidade de encontrar melhor vida noutro país devia à partida estar garantido à nascença. A mim agrada-me viver numa sociedade multicultural. Interesso-me por qualquer visão do mundo e humildemente tento ver a realidade por vários olhos. Odeio preconceitos. E de facto esta foto suscita essa reflexão. Ali está a europa esquecida, creio que é gare du nord, nos arredores de paris onde se concentram comunidades de imigrantes.

O trabalho do autor é interessante e bonito. espreitei.

A propósito e contrariando os preconceitos, vai acontecer no martim moniz este fim de semana: http://todoscaminhadadeculturas.blogspot.com/

Estar anónima não teve a ver com testes :)achei q poderia discutir sem necessidade de assinar.

obrigada pelo [grande] comentário :)