sábado, 26 de fevereiro de 2011

EUA arrasam Ministério da Defesa e militares portugueses

"A Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa arrasa o Ministério da Defesa português, afirmando-se que se move «pelo desejo de ter brinquedos caros» sustentado por um complexo de inferioridade por sentir ser mais fraco que os aliados e que compra armamento «por uma questão de orgulho, não importa se é útil ou não», exemplificando com os dois submarinos e os 39 caças adquiridos pelo nosso País.

As críticas estão inscritas nos telegramas secretos de um pacote de 722 documentos libertados pelo site Wikileaks que a partir deste sábado são revelados pelo jornal Expresso.
As críticas não se resumem ao Ministério, abrangendo toda a estrutura militar nacional.

«Os militares têm uma cultura de status quo em que as posições-chave são preenchidas por carreiristas que evitam entrar em controvérsias, em vez de serem preenchidas com pensadores criativos, promovidos pelo seu desempenho. Espera o tempo suficiente, dizem-nos os oficiais, e chegarás a coronel ou general. Esta cultura fomenta um pensamento adverso a correr riscos e um corpo de oficiais superiores para quem adiar uma decisão é quase sempre a melhor decisão», lê-se num dos telegramas datado de 5 de Março de 2009. (...)"
Texto integral aqui: A Bola

Sem comentários: