quinta-feira, 10 de março de 2011



Sr. Presidente Professor Cavaco Silva

Provavelmente já lhe ocorreu a si e a mais alguns mas, correndo o risco de alguém vir reclamar a ideia, proponho-lhe que pondere a sua presença na manif de 12 de Março na Av. da Liberdade organizada não se sabe bem por quem mas que alguém não se sabe também muito bem quem os apelidou de "Geração à Rasca".

Os seus objectivos são vários e alguns bastante irrealistas. Cabeças bem pensantes com rabos bem sentados consideram-nos demagógicos. Penso que para a maioria daqueles miúdos o termo demagogia será um pouco exagerado, não passará de mera ingenuidade e descontentamento pelo actual mercado laboral.

Sr. Presidente. Tem filhos, não tem? Tem netos, não tem? Já lhe ocorreu passar por lá no sábado?
Então passe.
Passe mesmo!
Vá lá!
Esteja presente no meio daqueles miúdos.
São eles o futuro deste país.

Essa manif corre o risco de ter uma adesão ridícula. Os entrevistados no local dirão baboseiras por ignorância ou por falta de visão geral. Poderão até descambar em insultos e será essa parte que preencherá os noticiários televisivos.
O governo ficará a rir-se.

A sua presença tornará a pequena manif num momento histórico. Portugal aparecerá nos quatro cantos do mundo. Ao contrário das revoltas violentas que assolam actualmente o norte de África, esta pequena manif marcará a diferença como um momento desconcertante.
O mundo não se irá rir de Portugal. Rir-se-á do seu governo, não dos portugueses.

Apareça por lá Sr. Presidente. Dê folga aos seus seguranças nesse dia, não deverá precisar deles. Apanhe um autocarro ou vá de Metro. Mas vá. Saia no Marquês e junte-se àqueles que querem mudar alguma coisa mas não sabem como. Desça a Avenida da Liberdade no meio deles.

Abra o seu segundo mandato em grande!


Atentamente.

Álvaro
Cartunista desempregado

3 comentários:

Pedro Moura disse...

Olá, Álvaro,
Na verdade, não sei que o queria ver lá... Afinal, se parte desta manifestação é "despedir" os políticos, apenas aceitaria membros dessa classe se tivessem apresentado a demissão... Mas esperar coerência e respeito dessa malta deve ser difícil. A manif é algo utópica, é verdade, mas porra, anos de ral-politik e onde se chegou? Eu vou lá nem que seja para exigir que sejas tu a desenhar a próxima bandeira nacional!
Abraços,
Pedro

Felizardo Cartoon disse...

o Tavares Comentador, chamou demagogia a este ainda ténue levantamento popular com os jovens à cabeça: A chamada geração realmente e literalmente "à rasca".

o Tavares é um individuo sentado nas regalias do sistema e não raras vezes, os seus comentários de pseudo fazedor de opinião são de um pragmatismo boçal e revelam uma impreparação e falta de trabalho de casa, em relação às matérias que analisa.

- Perante isto quem é que é demagogo?
- Nada se resolve na rua?
- O que fazia o pai dele de megafone na mão no largo do Carmo em plena revolução, que não aconteceu por decreto.

Jael disse...

Muito bem sim Sr.! Também eu escrevi uma carta ao presidente há uns 5 anos atrás, informando-o de tudo aquilo vai levar a minha geração (e outras também) a sair à rua no dia 12. 5 anos passados, é o que se vê.. e agora apenas anseio sair do meu país para outro onde a classe política vá de bicicleta ou de transportes públicos para o trabalho. Até lá vou cumprir o meu dever como cidadão, dia 12 lá estarei!