domingo, 3 de julho de 2011

Estudo revela que o cérebro das mulheres é moldado de forma diferente, por isso, têm mais alterações de humor

Estudo revela que o cérebro das mulheres é moldado de forma diferente, por isso, têm mais alterações de humor


O título parece um comentário mal disposto de um marido chateado, mas na verdade, a ciência chegou à conclusão que o cérebro feminino tem umas conexões diferentes do masculino provocando, assim, mais alterações de humor, depressões e ansiedade. Estes sintomas podem piorar se a mulher em questão estiver num programa de dieta ou consumir muitos produtos light.

Cerca de uma em cada quatro mulheres sofre de depressão, enquanto que um em cada dez homens padece da doença. Esta tendência pode ser parcialmente explicada por factores sociais – as mulheres procuram ajuda mais facilmente que os homens. Contudo, um estudo revelado recentemente na Suécia descobriu duas diferenças chave no modo em como os cérebros femininos e masculinos processam a serotonina – também chamada de hormona da alegria.

Bons níveis de serotonina podem aumentar os sentimentos de alegria, reduzir o apetite e melhorar o sono. Baixos níveis estão associados à depressão.

Actualmente os investigadores do Instituto Karolinksa na Suécia, têm vindo a usar digitalizações cerebrais para investigar os níveis desta substância. Os estudos mostram que os cérebros das mulheres precisam de mais serotonina do que os dos homens.

Assim, como as mulheres têm mais partes do cérebro a utilizar esta hormona, esta acaba por ficar pouco disponível, influenciando o seu humor, que sofre alterações muito mais facilmente.


Gamado daqui:

Sem comentários: