O britânico Alec Dudson, um ex-estagiário de 29 anos, criou uma revista para debater a questão dos estágios não remunerados. O primeiro número é lançado em Outubro
Texto de Andréia Azevedo Soares • 20/08/2013
(...)
O "perigo real" dessa reapropriação é, a médio prazo, homogeneizar os quadros que gerem a indústria criativa. "Se só os jovens que vêm de famílias com dinheiro puderem se dar ao luxo de trabalhar meses de graça, dentro de algum tempo as equipas criativas vão ser compostas por pessoas vindas da mesma classe social", alerta o fundador da Intern. E isto é, argumenta, "um tiro no pé", porque os produtos culturais criados e pensados por uma equipa diversificada têm mais chance de serem bem sucedidos (...)
Mas por que é que os estagiários andam tão calados? "Os estágios são vistos como uma porta de entrada para as grandes empresas. É natural que num contexto de crise, como o que Portugal está a viver, um estagiário não queira levantar ondas", explica Dudson. Sim, o rapaz está a par do que andamos a viver por aqui. Da foma como "empregadores sem vergonha" oferecem vagas mascaradas de estágio, pedindo recursos qualificados a troco de salário zero.

Artigo integral --> Intern Magazine: os estagiários não vão continuar calados | P3
Sem comentários:
Enviar um comentário