quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Governante francesa aconselha sem-abrigo a “evitarem saídas” por causa do frio

Sensibilidade de Nora Berra comparada à de Maria Antonieta

Governante francesa aconselha sem-abrigo a “evitarem saídas” por causa do frio

08.02.2012 - 15:38 Por Hugo Torres

Nora Berra (ao centro), entre Alain Juppe e Christine Lagarde, em Junho de 2011
(Patrick Kovarik/AFP)



A vaga de frio que está a assolar a Europa levou a secretária de Estado francesa da Saúde a redigir, no passado fim-de-semana, alguns conselhos para os seus concidadãos. Mas o que deveria ser uma iniciativa salutar passou a ser motivo para ridicularizar a autora. É que Nora Berra sugeriu aos “mais vulneráveis”, incluindo os sem-abrigo, que evitassem sair de casa.

“As principais medidas a adoptar em caso de frio extremo, especialmente pelas populações mais vulneráveis”, escreveu Nora Berra no seu blogue, “devem evitar sair”. E passou a enumerar os grupos de pessoas a quem se dirigia: “Sem-abrigo, crianças, idosos ou com certas doenças respiratórias crónicas, cardiovasculares ou endócrinas”.

O texto original é citado pelo Libération, uma vez que a governante francesa o editou depois de a polémica estalar. Quando o insólito conselho chegou aos olhos do “povo”, a fotografia de Nora Berra começou a ser partilhada nas redes sociais com uma imagem de Maria Antonieta ao lado, comparando a frase da actual governante à famosa declaração da rainha consorte de Luís XVI: “Se não têm pão, que comam brioches”.

A falta de sensibilidade para com os pobres de Maria Antonieta, guilhotinada no processo da Revolução Francesa, é assim posta lado-a-lado com a de Nora Berra face aos sem-abrigo. Claro que a secretária de Estado tentou emendar a mão, mas já foi tarde. A imagem, muitas vezes partilhada com os mais depreciativos comentários, já ultrapassou as fronteiras francesas.

Ontem, terça-feira, Nora Berra publicou novo texto no seu blogue: “Há assuntos que não se prestam à ironia. A minha comunicação era global, de boas práticas para estes períodos de frio extremo e uma mensagem de vigilância que todos os jornalistas sérios e visados compreenderam e levaram a cabo neste fim-de-semana, e isso é o essencial”.

“A fabricação de tal controvérsia fora do contexto integral da intervenção, truncando, modificando e acrescentando observações para mudar o sentido e pôr em causa a sua sinceridade é totalmente impróprio e desadequado. A gravidade do assunto impõe seriedade, ponderação e dignidade”, conclui a governante.

A indignação de Nora Berra não conseguiu, no entanto, estancar o número de comentário que continuam a fazer-se no Twitter (agrupadas através da hashtag #noraberra) e de partilhas da sua foto com a imagem de Maria Antonieta no Facebook.

O número de mortos proporcionado pela vaga de frio que assola a Europa fez mais de 450 mortos ao longo da última semana. Muitas das vítimas são sem-abrigo.

Sem comentários: