quarta-feira, 21 de março de 2012

Adolescentes homossexuais castrados pela Igreja

Adolescentes e jovens homossexuais terão sido alvo de castrações dentro da Igreja Católica Holandesa.

Uma investigação revelou que a Igreja Católica Holandesa procedeu a castrações, nos anos 50, como forma de tratar a homossexualidade.

A notícia, publicada no NRC Handelsblad, lista dez casos em que isso aconteceu, e conta com detalhe a história de um deles, Henk Heithus, que morreria num acidente de automóvel, em 1958.

A investigação é tanto mais polémica quanto no ano passado, a Igreja Católica publicou um relatório, conhecido como relatório Deetman, sobre abusos sexuais cometidos dentro da própria Igreja, em que estes casos parecem ter sido deliberadamente omitidos.

Henk Heithus foi sujeito a uma castração cirúrgica em 1956, por se ter descoberto as suas tendências homossexuais. Mas um outro dado deve ser tido em conta: ele havia denunciado abusos sexuais cometidos sobre ele por elementos do clero.

Uma investigação na altura levou à condenação dos abusadores, mas Heithus viria a ser internado num hospital psiquiátrico e castrado.

O relatório Deetman estima que as vítimas de abusos que cresceram em instituições católicas serão entre 10 mil e 20 mil.



Daqui:

Sem comentários: